Covid

Enfrentamento ao Coronavírus: Iniciativa + manutenção dos ventiladores pulmonares

Lançado durante a pandemia a Iniciativa + Manutenção dos Ventiladores que reúne centenas de engenheiros e técnicos capacitados voluntários, e está distribuída por toda a federação pronta para prestar o suporte necessário para recolocar em operação o maior número de ventiladores pulmonares possíveis. Estima-se que estão fora de operação 3,6 mil ventiladores pulmonares que impactam nos serviços de saúde.

Este Ministério juntamente com o Ministério da Economia apoia a iniciativa da Rede SENAI de Inovação que conta com diversas empresas e voluntários.
Esses parceiros uniram forças e envidaram esforços para colocar em operação a Iniciativa, onde estão em implantação 35 pontos de manutenção em 18 Estados.

Os Estados que ainda não possuem pontos serão atendidos pelos pontos de manutenção existentes por meio de parceria de logística do Ministério da Defesa.

A Associação Mineira de Engenharia Clínica e Hospitalar (AMECH), realizou uma convocação aos associados para ajudar, de maneira voluntária, na manutenção ou no fornecimento de peças. “Os profissionais podem participar respondendo a um questionário em nosso site, com os dados e a experiência.

Este questionário é enviado ao SENAI, que faz uma triagem dos candidatos potenciais e também das empresas fornecedoras de peças. Estamos assessorando tecnicamente o SENAI e a FCA nas demandas enviadas neste importante trabalho conjunto”, contou Alexandre Noronha Chacon, presidente da AMECH.